Geografia

   Ciclo do Ouro em Minas Gerais 

O Clico do ouro, foi o período em que a extração e exportação do ouro dominava a econômia da colônia. Quando os exploradores portugueses chegaram no Brasil eles estavam a procura de pedras e metais preciosos, mas nada disso foi encontrado. Por causa dos índios os exploradores acabaram descobrindo nossas terras preciosas. Muitos exploradores morreram até encontrar as primeiras pedras preciosas.Bandeira, era o nome dado as espedições para a procura de pedras, sete anos de trabalho árduo foi usado para encontro de apenas algumas pedras. Mas dessas espedições foram surgirndo povoados que serviriam mais tarde na colonização da cidade.
Mas finalmente nos últimos anos do século XVII eles descobriram as ''riquezas'' do Brasil. Na verdade, pode-se dizer que foi  um paulista, Antônio Rodrigues Arzão,  que começou com o feito de achar tanto ouro mas quem terminou sua pesquisa foi Bartolomeu Bueno de Siqueira, que descobriu em 1694 jazidas de ouro, o metal foi levado para o Rio de Janeiro para  serem mostradas ao governador.
Uma espedição, comandada por Antonio Dias chegou aos pés de  um pico, chamado Itacolomi. Ali seria ergida ruas  que forariam a  Vila Rica ( atual Ouro Preto), que foi capital da província até XIX.
Como no começo da mineração esse trabalho não era muito estável, os habitantes de Minas Gerais viraram nómades,  quando a lavra esgotava ele mudavam prar outra que traria mais lucro. Sua população era bastante dispersa. Imigrantes vinham de suas terras com intuito de ficarem ricos no novo '' El Dourado '' .  Quando o ouro ficou escasso nos rios, sua extração foi transferida para as beiras das montanhas. As escavações fizeram com que os mineiro ficassem presos há um lugar só assim surgiu os núcleos  povoados.   Parecia que o ouro vinha de todos os lugares.
A ambição do imigrantes fez surgir  várias guerras. 
Praticamente não existia as astividades agricolas e manufatureiras, somente uma agricultura simples e criações de animias como o porco. Com a província crescendo rapidamente a falta de de produtos de pirmeira necessidade é mais sentida, assim os primeiros mercados consumidores  foram surgindo, desde artigos da Euroupa á escravos era comercializado. A troca de mercadoria almentou com a criação do Caminho Novo. E a capital da colônia foi transferida de Salvador, para o Rio de Janeiro graças aou ouro em 1763.
Graças ou ouro, varias pessoas começaram a se misturar, Portugueses, paulistas, negros, índios e outros imigrantes
, e uma nova sociedade  se originou.  
A atividade mineiradora combinada com avida urbana fez aparecer  ecultores, músicos, tropeiros, pintores, marceneiros, alfaiates, entalhadores, advogados, poetas... Um Estado Moderno nasce no Brasil, com administração burocrática, fiscalização e arrecadação de impostos.

Os movimentos artisticos começaram a surgir nesse ambiente, as vilas começaram a ter uma rica arquitetura. Lembrando muito o renascimento europeu, as artes tomam impulsos.
Mestres como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde encontram o ambiente perfeito para construirem su
as obras, ou suas genialidade.
O Barroco Mineiro impressionava por seu esplendor, sua força e dramaticidade. Aarte religiosa e  teatral encontrou em Minas o cenário perfeito para se estabelecer.